A Brasil Crédito - principal credora da Avibras - se reuniu com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos nesta sexta-feira (2) para detalhar uma tentativa de compra da indústria bélica, além de discutir o pagamento das dívidas da empresa.
Sediada em Jacareí (SP), a Avibras é uma das maiores indústrias do setor de defesa militar do país, mas enfrenta grave crise financeira há quase três anos e pediu recuperação judicial, alegando dívidas de cerca de R$ 600 milhões.
A reunião aconteceu na sede do sindicato, em São José, e discutiu opções do pagamento dos salários atrasados dos funcionários, que estão sem receber há quase três anos.
Pela proposta da Brasil Crédito, os funcionários terão a opção de um acerto parcelado em até 48 vezes com reposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 1% de juro ao ano. Outros créditos poderão ser acordados com pagamento integral.
"Nós queremos discutir, junto com os trabalhadores, um posicionamento mais claro e, a partir disso, solicitar uma agenda de negociação. Não é uma situação que se resolve em uma, duas ou três reuniões. Tem outras coisas.
Existe a situação do plano de saúde dos trabalhadores que está cortado, existe a situação da Avibras que não faz o depósito do Fundo de Garantia e não faz o depósito do INSS. Não é apenas o salário", explica Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.
O plano prevê a venda dos ativos da Avibras e, consequentemente, a transferência das atividades para uma nova sociedade, chamada de 'Nova ABV'.