O primeiro sinal da fumaça da chaminé da Capela Sistina às 6h51, no horário de Brasília, desta quinta-feira (8) foi branco. Segundos depois, a fumaça escureceu e ficou preta. No X, antigo Twitter, o Vaticano se confundiu e anunciou fumaça branca, o que significaria que um novo papa teria sido eleito, que não aconteceu.
Os 133 cardeais seguem reunidos para o segundo dia de conclave. Após a votação, a fumaça começou a sair da chaminé para comunicar os fiéis se houve consenso ou não na eleição papal. Nos primeiros instantes, a nuvem parecia branca, mas logo após se tornou visivelmente preta.
O anúncio parece ter confundido até o responsável pela conta oficial do Vaticano no X, que fez o falso anúncio de que a votação teria terminado com fumaça branca e o novo pontífice teria sido escolhido, o que não ocorreu. Veja a postagem:
Ao perceberem o erro, a publicação foi corrigida para fumaça preta, comunicando que ainda não houve consenso entre os cardeais eleitores no conclave durante a manhã do segundo dia de votação.
Qual o significado das cores da fumaça?
A eleição do papa é anunciada visualmente por meio da fumaça que sai de uma chaminé instalada na Capela Sistina. A fumaça fica preta enquanto as votações estão acontecendo e ainda não há consenso. Os sinais de fumaça para cada votação costumam ser emitidos às 5h30, 7h, 12h30 e 14h do horário de Brasília.
Quando a fumaça fica branca, significa que o novo papa foi escolhido, e os fiéis aguardam pela primeira aparição do eleito na sacada da Basílica de São Pedro.
Cronograma desta quinta-feira (8):
Após os cardeais não entrarem em consenso nesta manhã, os participantes da eleição papal devem votar por mais duas vezes. Confira os horários:
12h30 – Fim da terceira votação, só haverá fumaça se o papa for eleito
14h00 – Fim da quarta e última votação do dia, fumaça preta sairá da chaminé caso não haja consenso; já se houver consenso, fumaça branca será emitida