Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciou oficialmente que será candidato a presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
A confirmação foi dada na manhã deste sábado e ele se torna um nome forte para assumir a entidade máxima no futebol brasileiro. Ele, que ainda tem residência em Taubaté, foi presidente do Burro da Central até 1988 e ainda tem forte ligação com a cidade e a região.
Agora, vê a possibilidade de comandar a CBF após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, que estava no cargo desde 2021. No entanto, o STF (Superior Tribunal Federal) determinou o afastamento dele e a convocação imediata de novas eleições. De acordo com Fernando Sarney, interventor da CBF, as eleições acontecem no outro domingo, dia 25.
As chapas podem se inscrever até o dia 20.
“Reconstruir a credibilidade do futebol brasileiro exige ação e experiência. Precisamos de uma nova CBF: aberta, moderna, ambiciosa e profissional. A entidade que gere a maior paixão nacional e que fatura mais de R$ 1 bilhão ao ano deve ser administrada com transparência e, fundamentalmente, estar aberta às Federações e aos Clubes, sempre ouvindo atletas, treinadores, executivos de futebol para tomar as melhores decisões”, escreveu Reinaldo em nota oficial no Instagram da Federação Paulista de Futebol.
Um dos possíveis candidatos ao cargo é o presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud. Mas dirigentes de clubes reunidos no Rio de Janeiro na manhã deste sábado avaliam que ele não tem apoio suficiente das federações estaduais para garantir a vitória.
As chapas que pretendem concorrer ao cargo precisam ter o apoio de ao menos oito federações estaduais e quatro clubes. As candidaturas precisam ser registradas até a próxima terça-feira (20).
Os votos têm peso diferentes na eleição. Os votos das 27 federações têm peso três; os dos 20 clubes da Série têm peso dois; os dos 20 clubes da Série B têm peso um. Ednaldo recorreu ao STF na sexta-feira (16) para tentar reverter seu afastamento.