Uma mulher de 42 anos sobreviveu a ataques violentos perpetrados por seu próprio marido na madrugada desta quarta-feira (7), em São José dos Campos. O homem de 36 anos, que já prometeu um dia amá-la, tentou matá-la com uma faca e depois enforcada, segundo o registro policial.
Ele só não a matou porque foi contido por terceiros.
De acordo com o boletim de ocorrência, o caso aconteceu por volta de 0h28 desta quarta-feira, na região leste de São José. Segundo o depoimento da mulher, o marido é usuário de drogas e fica agressivo quando está sob efeito dos entorpecentes, fantasiando que a mulher o está traindo.
Ele perdeu um emprego de pedreiro nessa terça-feira (6), disse a esposa, após subtrair instrumentos de uma obra para trocar por drogas. Então, ele desapareceu de casa e passou a ligar para a mulher acusando-a de traição.
Por volta das 22h dessa terça-feira, ele ligou para a mulher e a ameaçou de morte. Temendo a violência, ela pediu a proteção de dois primos do marido, um homem e uma mulher.
Ao sair de carro com o casal, a esposa encontrou o marido nas proximidades da casa. Nesse momento, ele tirou uma faca da cintura e atacou a esposa, projetando-se para dentro do carro pela janela. A mulher se machucou segurando a lâmina para se defender. O marido continuou a tentar esfaqueá-la e só parou após a intervenção dos primos.
O casal levou a mulher para a UPA do Novo Horizonte, que é 24 horas, para que ela fosse atendida. O marido entrou no carro e não quis sair. No caminho, ele tentou enforcar a esposa e novamente precisou ser contido. Ele ainda tentou evitar que a mulher fosse atendida na UPA.
Com muito custo, os primos conseguiram levar a mulher para ser atendida pela unidade de saúde. No retorno, eles encontraram o marido sendo agredido por dois homens, que não foram identificados e fugiram de carro após o espancarem.
O marido também precisou ser socorrido pelos primos. O homem ferido acabou transferido para o Hospital Municipal de São José dos Campos, na Vila Industrial.
A GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionada e os agentes encontraram a faca usada pelo marido para tentar matar a esposa. A arma foi apreendida. O homem não pode ser interrogado em razão de continuar internado no hospital, sob escolta da GCM. A mulher foi encaminhada à DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de São José para prestar queixa.
A autoridade policial confirmou a prisão em flagrante do marido e representou pela conversão em prisão preventiva, pelos crimes de tentativa de feminicídio e ameaça, no âmbito de violência doméstica e familiar contra a mulher. Também foi pedida a concessão de medidas protetivas de urgência em favor da vítima.