Fiscais do PROCON do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) encontraram alimentos fora do prazo de validade e sem informações de procedência em hotéis de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Durante a operação conjunta, nesta segunda-feira (28), às vésperas do show da cantora Lady Gaga na região, quatro estabelecimentos foram multados e terão 15 dias para apresentar defesa.
Show de Lady Gaga deve movimentar cerca de R$ 600 milhões na economia do Rio
Os agentes identificaram produtos vencidos e sem informações sobre data de manipulação, validade ou origem nos hotéis fiscalizados. Todos os itens irregulares foram descartados durante a ação.
"Encontrar alimentos vencidos em hotéis de alto padrão, em plena preparação para um evento histórico, é inaceitável. O consumidor merece respeito e segurança", afirmou o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
A fiscalização na região começou na semana passada e já autuou 18 estabelecimentos, incluindo bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques.
Entre as irregularidades encontradas estão a cobrança de consumação mínima, que configura prática abusiva proibida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), produtos sem especificação de procedência e problemas estruturais como fiação exposta e grades de geladeiras enferrujadas.
Consumidores que quiserem realizar denúncias ou reclamações podem acessar os canais de atendimento do Fala Consumidor (SEDCON) e do PROCON-RJ.