O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), confirmou que o governo municipal rescindiu o contrato com a empresa que venceu a licitação para as obras de reforma e requalificação do Mercado Municipal, no centro da cidade.
O contrato havia sido assinado em maio do ano passado, com a construtora DHR Moraes Engenharia, e previa 20 meses para executar a obra. O valor era de R$ 3,72 milhões. Empresa ligada à prefeitura, a Urbam (Urbanizadora Municipal) vai ser contratada para finalizar a obras.
Durante balanço dos 100 dias de governo, feito nesta quinta-feira (10), no Parque da Cidade, na região norte da cidade, Anderson explicou que a rescisão foi amigável e não por problemas com a empresa, mas por questões técnicas encontradas no Mercado.
“Fizemos uma vistoria no local e não é porque a empresa está descumprindo, mas porque há muitos problemas no Mercado. A parte de esgoto no Mercadão está muito complicada, com muitas ligações clandestinas de outros comércios e prédios, tudo conectado, e teremos que fazer uma grande obra”, disse o prefeito.
“Vamos aproveitar e trocar todo o piso, todo o solo, a parte hidráulica e elétrica. Por essa razão, decidimos fazer uma rescisão amigável com a empresa e contratar a Urbam, que tem mais agilidade para manter o prazo”, completou.
Comerciantes
Os atuais comerciantes do Mercado terão que sair do espaço durante as obras. Anderson disse que a prefeitura está contratando "contêineres mais modernos", que ficarão no calçadão, e serão usados para abrigar os comerciantes.
“Para a gente poder fazer a reforma, porque vamos mexer no piso, na parede e no teto. Uma grande e complexa obra. Vamos ter que mexer muito embaixo do Mercado. E não vai ficar somente ali, vamos ter que expandir essa parte de esgoto e águas pluviais para o calçadão e outros comércios para regularizar todas as situações”, afirmou Anderson.
Questionado por OVALE sobre o valor da obra a partir de agora, o prefeito de São José disse que ainda está finalizando o contrato.
“Estamos finalizando o contrato agora. Há muitos problemas técnicos que encontramos e exigiriam muitas mudanças no contrato. Para manter o mesmo prazo, a Urbam vai assumir e conseguimos ter uma gestão com velocidade maior.
Eles têm essa expertise para manter o prazo para a conclusão da obra. O Mercadão vai passar por uma grande transformação e tudo será trocado, piso, iluminação e telhado. Precisamos fazer uma grande troca de solo e legalizar as ligações, há muitas ligações clandestinas na rede de esgoto”, disse.