noticias882 Seja bem vindo ao nosso site RADIO WEB NEW VALE!

Brasil

AGU cria grupo especial para recuperar dinheiro desviado do INSS.

Coletivo será formado por oito advogados públicos, que deverão adotar medidas administrativas e judiciais.

Publicada em 24/04/25 às 08:53h - 38 visualizações

RADIO WEB NEW VALE


Compartilhe
Compartilhar a noticia AGU cria grupo especial para recuperar dinheiro desviado do INSS.  Compartilhar a noticia AGU cria grupo especial para recuperar dinheiro desviado do INSS.  Compartilhar a noticia AGU cria grupo especial para recuperar dinheiro desviado do INSS.

Link da Notícia:

AGU cria grupo especial para recuperar dinheiro desviado do INSS.
 (Foto: DIVULGAÇÃO / ILUSTRATIVA)
A Advocacia-Geral da União (AGU) criou um grupo especial para reparar os danos causados por fraudes contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A medida foi anunciada na quarta-feira (23), após a Polícia Federal expor um esquema de descontos indevidos nas mensalidades de segurados, com prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões.

Constituído por oito advogados públicos, o coletivo deverá adotar, de imediato, medidas administrativas e judiciais para obter a reparação dos danos patrimoniais causados pelas entidades investigadas. Os membros serão designados pela Procuradoria-Geral Federal (PGF) e pela Consultoria-Geral da União (CGU).

“A AGU vai trabalhar firmemente para manter íntegra a capacidade do INSS de promover a proteção social dos cidadãos e de garantir a renda dos trabalhadores em situação de vulnerabilidade. O Estado brasileiro, os aposentados e pensionistas foram lesados por esse esquema. Por isso, também vamos buscar a responsabilização das entidades que promoveram os descontos ilegais e recuperar cada centavo desviado”, disse o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Além de obter a reparação dos valores desviados, o coletivo também terá a atribuição de propor a adoção de medidas de prevenção, identificação e enfrentamento de fraudes. Entre elas, está prevista a apresentação de soluções jurídicas para prevenir riscos ao INSS e para aprimorar as políticas públicas voltadas ao Regime Geral de Previdência Social.

Exonerações

Após a descoberta do esquema, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Alessandro Stefanutto da presidência do INSS. Outros cinco servidores do órgão e um policial federal foram afastados do cargo, por suspeita de envolvimento no crime.

Fraude no INSS: Presidente e mais cinco servidores podem estar envolvidos em esquema bilionário

A direção da AGU ainda determinou a exoneração do procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, um dos investigados no âmbito da operação. 

Para seu lugar foi indicado o atual coordenador-geral de Contencioso Previdenciário da PGF, procurador Elvis Gallera Garcia. Segundo a entidade, um processo correcional também foi aberto.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 988677781

Copyright (c) 2025 - RADIO WEB NEW VALE
Converse conosco pelo Whatsapp!